Estimativas de Software: Fundamentos e Técnicas (on-line)
Clique aqui e vá para a página oficial do vendedor para adquirir ou conhecer melhor esse produto!!!
Curso Estimativas de Software: Fundamentos e Técnicas (on-line)
INTRODUÇÃO
Profissionais envolvidos no desenvolvimento, manutenção ou gestão de software, quando são confrontados com a solicitação para que forneçam uma estimativa técnica de prazo ou esforço necessários a uma nova iniciativa, evitam ao máximo fornecer uma resposta. Isso acontece pela confusão que existe quanto ao que seja uma estimativa e as diferenças entre esse ato, técnico, e a determinação de uma meta ou a assunção de um compromisso. Quando há uma resposta, o mais comum é que seja fornecida uma resposta envolvendo um único ponto, uma data ou uma quantidade de horas. Respostas como essas, que passam a impressão de uma certeza, só fazem realimentar a confusão entre o que seja uma estimativa, uma meta ou um compromisso. As consequências de tratar um ato como outro não são positivas e trazem graves prejuízos a todos os envolvidos no processo.
Um modelo de estimativas robusto deve incluir componentes de incerteza nas estimativas conforme o nível de informação disponível. Os modelos paramétricos estabelecem equações matemáticas que descrevem as relações entre o tamanho do software – fator primário de custo usualmente representado em pontos de função – e outros fatores secundários, que buscam capturar particularidades do Produto, Processo, Pessoal e Plataforma, fatores denominados Cost Drivers sendo alguns de efeito proporcional e outros de efeito exponencial.
Um modelo de estimativa eficaz deve considerar fatores de produtividade locais (constantes de produtividade) a partir de dados de prazo e esforço realizados em projetos passados. E fornecer estimativas de prazo e esforço para depois sugerir o tamanho da equipe e não o oposto; como ocorre frequentemente e leva à lógica da “gestação de um mês com nove mulheres”.
OBJETIVO
- Estabelecer a diferença entre os atos de estimar, assumir um compromisso e estabelecer uma meta e, com isso, adotar uma postura de quem observa uma técnica ao fornecer uma estimativa em contraste com a postura de quem barganha mais tempo ou recursos;
- Diferenciar o que seja uma estimativa direta e o que seja um modelo de estimativa paramétrica.
- Transformar as faixas de esforço e prazo otimistas, mais prováveis e pessimistas fornecidas por modelos de estimativa estocásticos ou pela estimativa direta em uma determinada quantidade de horas ou de meses acompanhados da respectiva probabilidade;
- Selecionar o modelo mais adequado conforme o nível de informação disponível para elaboração da estimativa. COCOMOII: Composição de Aplicação (Application Composition); Projeto Preliminar (Early Design); e Pós-Arquitetura (Post-Architecture);
- Interpretar os resultados do modelo em termos de quais atividades em que fases do ciclo de vida do desenvolvimento estão incluídas nas estimativas geradas, quais categorias trabalho são considerados nos resultados e em que pontos o modelo deve ser lido como uma referência de mercado e quais pontos devem necessariamente ser calibrados às condições locais de onde será aplicado.
- Calibrar o modelo, seus percentuais de esforço e prazo conforme a fase;
- Escolher a melhor métrica de qualidade para avaliar e calibrar o modelo considerando as suas particularidades e quais métricas são mais adequadas à política da organização onde o modelo será utilizado;
- Definir uma política local com a interpretação de aspectos subjetivos das orientações para avaliação qualitativa dos fatores secundários de custo de pessoal, produto, plataforma e processo.
O QUE JÁ PUBLICAMOS SOBRE O ASSUNTO
- Webinar- Estimativas precisas: Soluções para o planejamento e controle de software (Video no Canal da Fatto – YouTube)
- Webinar: Estimativas de Software com o COSMIC (Video no Canal da Fatto – YouTube)
- Webinar: O Padrão de Estimativas de Projetos do PMI (Video no Canal da Fatto – YouTube)
- Webinar – Estimativas precisas: Soluções para o planejamento e controle de software (Video no Canal da Fatto – YouTube)
- Estimativas de Software com Pontos de Função
- Estimativas de Software – Fundamentos, Técnicas e Modelos… e o principal, integrando isso tudo!
- 1. O problema para as estimativas
- 2. Fundamentos em estimativas
- 3. Medição de Tamanho Funcional (Análise de Pontos de Função)
- 3.1. O que é a APF
- 3.2. Objetivos da APF
- 3.3 Benefícios da APF entre objetivos e tipos de requisitos
- 3.4. Tipos de requisitos e a ISO/IEC 14.143
- 3.5. A APF medindo os requisitos funcionais
- 3.6. O que é Usuário e a Visão do Usuário para a medição
- 3.7. Heurísticas para aproximar o tamanho a partir do método do IFPUG
- 3.8. O processo de medição IFPUG
- 3.9. Heurísticas para aproximar o tamanho a partir do método do COSMIC
- 3.10. O processo de medição COSMIC
- 3.11. Estimativas de esforço com a APF
- 3.12. Dados de benchmarking do ISBSG como um teste de realidade
- 4. O COCOMOII para melhor estimar o esforço e o prazo
- 4.1. O que é o COCOMOII
- 4.5. A variabilidade do processo e as estimativas
- 4.5.1. O Ponto de Função como fator de custo primário
- 4.5.2. Variabilidade e suas origens
- 4.5.3. Fatores de custo proporcionais
- 4.5.4. Fatores de escala e suas causas
- 4.5.5. A responsabilidade por identificar exceções
- 4.5.6. O modelo Early Design e Post-Architecture
- 4.5.7. Os fatores de escala no COCOMOII
- 5. Estimativas de Esforço
- 6. Estimativa de Prazo
- 7. Dados históricos
- 8. Estudo de casos
- 9. Conclusão
Inscrições até o dia 14/05/2017 por R$ 299,00
Disponível a partir do dia 15/05/2017
- Inscrição pessoa física: nome completo, e-mail, CPF, endereço, fone de contato e data para pagamento;
- Inscrição pessoa jurídica: nome completo dos participantes, e-mail, razão social, CNPJ, endereço, fone de contato e data para pagamento.
- Em caso de desistência do aluno, o valor da inscrição será devolvido de forma integral desde que o aviso da desistência seja feito em até 7 dias após o pagamento e antes do início do curso. Após este prazo, não haverá devolução do valor da inscrição. Após o pagamento da inscrição o aluno deve iniciar o curso em até 30 dias.
Veja aqui um cronograma sugerido de atividades do curso.
LICENÇA DE USO DO AMBIENTE DE ENSINO À DISTÂNCIA
CNPJ: 02.434.797/0001-60
Dados bancários:
- Banco do Brasil (001), agência 0021-3, cc 22946-6
- Banco Bradesco (237), agência 0485-5, cc 148999-2
E-mail de contato: curso@fattocs.com.br